Estudos de Experiências e Simulações em Ações Afirmativas

Objetivo:  O projeto tem por objetivo a realização da primeira etapa de pesquisa “Estudos de experiência e simulações em ações afirmativas com base para a formulação de politicas publicas”, cujo foco é o estudo da implementação de programas de ação afirmativa e da necessidade de ações afirmativas de recorte racial no ensino superior brasileiro. A expectativa é de que aproximadamente 40.000 (quarenta mil) pessoas, (dentre as quais pesquisados-estudantes universitários e candidatos a vagas em universidades) sejam atendidas/pesquisadas, e de que os estudos produzidos sejam acessados por aproximadamente 5.000 (cinco mil) pessoas, incluindo a academia, os estudantes e a comunidade em geral. A primeira etapa da pesquisa consiste na realização de simulações de cenários de acesso para investigar se a reserva de vagas para alunos oriundos de escolas publica automaticamente incluem negros, em universidades do sul, sudeste e nordeste do Brasil. A avaliação dessas experiências e o estudo de cenários simulados são essenciais para que as politicas afirmativas promovam maior igualdade socioeconômica e étnico-racial no acesso ao ensino superior publico.

  • Coordenador:  Prof. Marcelo Henrique Romano Tragtenberg
  • Período: setembro/2016 a março/2019
  • Parceria: Itaú Unibanco S.A

Contrato:

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