Seminário Nacional em Blumenau Debate Ciência, Tecnologia e Inovação Indústria Têxtil

Com o objetivo de promover o encontro entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/IEL), o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e a comunidade, a fim de apresentar e destacar a importância da pesquisa e inovação em temas relacionados ao desenvolvimento da indústria têxtil no Brasil, será realizado no dia 19 de abril de 2017, no auditório do SENAI Blumenau, o 2º Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação na Indústria Têxtil.

Organizado pela Secretaria de Inovação da UFSC (Sinova), com patrocínio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, através do Projeto Mais Ciência da FUNJAB, o evento leva em consideração aspectos estratégicos para o desenvolvimento do setor textil no país. A abertura do Seminário acontece às 15h00 e contará com palestrantes do meio acadêmico, exposição de posteres de trabalhos e ampla discussão acerca da tecnologia na indústria textil.

O 2º Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação na Indústria Têxtil pretende debater os desafios do setor têxtil brasileiro, bem como seu marco regulatório legal, além do seu destaque no cenário mundial, a partir de novas soluções profissionais e tecnológicas. O evento conta com o desafio de compreender as dimensões do parque industrial têxtil do Brasil, que é o 4º maior do mundo, ademais quais ações estão sendo pensados para o futuro do setor a partir das pesquisas realizadas no âmbito acadêmico e empresarial.

Na abertura do seminário, o secretário de Inovação da UFSC, Cláudio Amante falará sobre as diretrizes da universidade na área da inovação.  Em seguida haverá um painel abordando a questão da inovação na indústria têxtil, e o papel dos setores governamental, academia e empresas.

Os temas abordados no painel serão as melhores práticas; soluções e inovações do setor têxtil; desenvolvimento tecnológico da indústria; tomadas de decisões estratégicas (patentes e publicações, quadro geral sobre esta indústria) e inovações de P&D para o setor têxtil – demandas e perspectivas.

Serão painelistas pelo INPI – Ricardo Carvalho Rodrigues – Chefe substituto da Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa (DIPGP) – ACAD/INPI, pela UFSC – Prof. Fernando de Oliveira – Professor da Universidade Federal de Santa Catarina. É mestre em Química Textil e Doutorado em Engenharia Textil pela Universidade do MINHO e pela FIESC/SENAIS – Jairo Dias – pesquisador no Instituto Senai de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design e desenvolve projetos de pesquisa aplicada em parceria com empresas. O evento termina as 19h00 com a palestra de encerramento.

segundo-seminario-textil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.