FUNJAB Restaura Painel de Fundadores do Curso de Direito da UFSC

Com a presença de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores de diversos Centros da UFSC, foi inaugurado dia 13 de maio, às 10 horas, nas dependências do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, o painel restaurado dos fundadores do Curso de Direito da UFSC.

Participaram da cerimônia de inauguração o Reitor da UFSC, Prof. Álvaro Toubes Prata, a Diretora do CCJ, Profa. Olga M. Boschi A. de Oliveira, o Presidente da FAPESC, Prof. Sérgio Gargioni, o Presidente da FUNJAB, Prof. Eduardo de Avelar Lamy e o Coordenador do Projeto “Memórias de José Arthur Boiteux”, Prof. Luis Carlos Cancellier de Olivo.

Após a solenidade o presidente da FAPESC, professor Sérgio Gargioni proferiu palestra sobre o panorama da pesquisa em Santa Catarina.

O painel dos fundadores da Faculdade de Direito da UFSC data de 1973 e celebra o surgimento do ensino jurídico em Santa Catarina no dia 11 de fevereiro de 1932. O quadro apresentava sinais evidentes de deterioração e se o trabalho de restauração não fosse realizado, parte da memória do ensino jurídico catarinense poderia perder-se em pouco tempo. No painel estão fotografias originais dos 25 fundadores do Curso de Direito e das casas que serviram para abrigar as aulas inaugurais na década de 1930.

A Restauração de Fotos

Inventada em 1826 pelo francês Joseph Niépce a fotografia sofreu profunda revolução com o emprego de processos digitais que permitem a restauração de fotos antigas ou que tenham ficado danificadas pelo tempo ou por circunstâncias diversas como acidentes e o próprio clima, na forma de mofos e umidade que provocam manchas e desbotamentos.

A restauração sempre existiu e requeria meticuloso trabalho manual e artesanal para retocar com diversas técnicas beirando a pintura, uma foto arranhada ou manchada. Hoje com os recursos digitais computadorizados é possível recuperar a maioria dos danos num nível que seria impraticável antigamente.

Foi o que aconteceu com as 27 fotografias preto e branco do painel dos fundadores que passou por um processo de restauração digital de quase três meses. Um birô digital de Florianópolis executou a tarefa iniciando pela captura das imagens através de uma câmera digital.

Com o programa Photoshop foram recuperados rasgos, riscos, manchas e desbocamentos, substituídos fundos e realçados o brilho, nitidez e contraste. Com o objetivo de proteção, as imagens impressas em papel fotográfico foram emolduradas em um novo painel de vidro anti-reflexo e fixadas em uma base anti-umidade.

O painel é herméticamente fechado, sem contato direto com o ar, umidade e contato manual.

O trabalho de restauração do painel dos fundadores da Faculdade de Direito da UFSC foi viabilizado com o apoio da FAPESC, Governo do Estado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Ciências Jurídicas e execução da Fundação José Arthur Boiteux (FUNJAB), dentro do projeto “Memórias de José Arthur Boiteux”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.